Tanquinho adquire moderno aparelho para diagnóstico de lesões de útero

A Prefeitura de Tanquinho, através da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu, um Colposcópio equipamento moderno, utilizado para exames feitos no consultório médico ginecológico da Unidade Básica de Saúde Olindina Silva, quando existem lesões de colo de útero, que podem ser iniciais de câncer.

O objetivo do exame é esclarecer se existe alguma lesão, sua localização e natureza (se é benigna, inflamatória, pré-maligna ou maligna). É, portanto, um exame de confirmação de alguma alteração no Papanicolau (exame preventivo de câncer de colo uterino).
Este novo colposcópio permite que a paciente visualize e acompanhe todo o procedimento, pois ele é acoplado em um monitor de vídeo onde tanto o médico como a paciente podem enxergar o colo do útero e as lesões, facilitando as orientações e a colaboração da paciente.